Resíduos orgânicos e recicláveis foram deixados na orla após comemoração do Ano-Novo
O Revéillon da Usina do Gasômetro representou trabalho redobrado para 40 garis do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Divididos em grupos, eles arrecadaram 2,5 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis descartados na orla do Guaíba e nas principais ruas da área central de Porto Alegre. A varrição começou às 8h e somente será concluída às 16h.
"Havia centenas de garrafas de vidro e PET, além de copos plásticos e latas de cerveja e refrigerante espalhados na areia", constatou o responsável pela limpeza, Fernando Miguel Garcia Pereira. Ele afirmou que os resíduos orgânicos foram encaminhados à Estação de Transbordo, na Lomba do Pinheiro. O material reciclável foi armazenado temporariamente na Seção Gasômetro/Centro do DMLU.
O diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, salientou que, apesar do feriadão, a coleta de lixo domiciliar e seletivo está sendo realizada normalmente, inclusive neste sábado. "Apenas no domingo não executamos o serviço", frisou. Lembrou que, em 2009, houve a implantação de novos serviços de Coleta Seletiva e de transporte de resíduos para o aterro sanitário.
Também foram instalados 8 mil cestos coletores de lixo nas principais vias da cidade. "Foram sete licitações nos últimos três anos e mais uma renovação ocorrerá em 2010, reunindo as variadas atividades de limpeza urbana", assinalou.
Moncks destacou que outra iniciativa que ganhou dimensão em 2009 foi o programa Bota Fora. Desde março do ano passado, equipes do DMLU atenderam 199 vilas, recolhendo madeira, móveis e colchões. "Removemos dez toneladas de entulho por vila", revelou.
Ele igualmente afirmou que o Projeto de Entrega de Óleo de Fritura foi ampliado e já conta com 136 postos nos bairros, aliando a educação ambiental à preservação das águas de arroios e riachos que deságuam no Guaíba. Moncks tem uma meta desafiadora para 2010. "Pretendemos conscientizar a população quanto à importância que cada cidadão tem no sistema de limpeza urbana da cidade", disse.
(Por Luciamem Winck, Correio do Povo, 01/01/2010)