Um consórcio liderado pelo gigante privado russo do petróleo Lukoil assinou nesta terça-feira (29/12) um acordo de princípio com o Iraque para desenvolver um dos maiores campos petrolíferos iraquianos.
Este convênio constitui "mais uma das alavancas para ajudar o Iraque", país devastado pela guerra, e vai permitir reforçar a reconstrução da economia iraquiana, segundo um comunicado divulgado pelo gigante russo. "Trata-se de um recurso [o petróleo] essencial para que se concretizem os esforços de reconstrução após a guerra no Iraque", explica o acordo assinado pelas partes.
A Lukoil ganhou a licitação que permitirá à empresa investir e explorar a segunda fase do campo West Qurna, no Iraque, que possui capacidade global na ordem dos 12,8 bilhões de barris de petróleo.
O West Qurna é o mais importante dos 15 campos petrolíferos colocados em licitação durante após a guerra no Iraque. Esta última etapa para exploração do local foi licenciada em novembro. O consórcio planeja produzir 1,8 milhão de barris por dia nos próximos 13 anos, tendo avaliado o preço do barril de petróleo a US$ 1,15.
O campo petrolífero foi descoberto em agosto de 1973, mas até agora tinha apenas 13 poços perfurados. Desde então, foi parcialmente desenvolvido. "Agora trata-se de desenvolver sua atividade para que contribua para a recuperação da economia iraquiana", ressalta o acordo.
(Lusa / UOL, 29/12/2009)