Incêndios florestais possivelmente provocados pela queda de linhas de alta tensão destruíram quase 40 casas no leste da Austrália nesta quarta-feira (30/12), fazendo com que centenas de pessoas fugissem, disseram testemunhas e autoridades. Pelo menos três pessoas ficaram feridas.
Dois grandes focos ficaram fora de controle durante a noite depois de terem sido iniciados à tarde em um distrito rural ao norte da cidade litorânea de Perth, forçando a retirada dos moradores do município de Toodyay e ameaçando uma segunda cidade, Badgingarra, mais ao norte.
Os dois incêndios atingiram um total combinado de mais de 13,4 mil hectares de floresta e terrenos agrícolas antes que condições climáticas mais favoráveis na quarta-feira ajudassem centenas de bombeiros a contê-los.
O primeiro-ministro do Estado da Austrália Ocidental Colin Barnett declarou estado de desastre natural --liberando fundos de emergência para os sobreviventes-- e elogiou os funcionários que combateram as chamas. "Não há dúvida de que eles salvaram vidas na noite passada", disse Barnett nesta quarta-feira depois de visitar casas queimadas em Toodyay.
O governo estadual informou que pelo menos 37 casas foram destruídas. Incêndios são comuns em toda a Austrália durante os meses de verão, mas raramente destroem tantas casas.
Em fevereiro passado, o país sofreu os maiores danos causados por incêndios, quando centenas de focos em grandes parte do Estado de Victoria mataram 173 pessoas e destruíram mais de 2.000 casas em um único dia.
(Associated Press / UOL, 30/12/2009)