O Incra criou outros quatro assentamentos no Sul do Pará, em benefício de quase 200 famílias de trabalhadores rurais. No município de Conceição do Araguaia, os projetos de reforma agrária Santa Mariana e Águas Claras têm, juntos, mais de 3,2 mil hectares, e poderão receber 76 famílias. Em Eldorado dos Carajás, o assentamento Baguá, com 5,5 mil hectares, tem capacidade para 100 famílias. O projeto Santa Rita do Itacaiúnas, criado em Marabá, conta com área de 675 hectares onde poderão ser assentadas 21 famílias.
Os novos assentamentos se somam aos três recentemente criados na região e aos dois projetos estaduais de assentamento sustentável reconhecidos pelo Incra, num total de nove áreas que beneficiarão 595 famílias.
Ao serem assentados, os agricultores terão acesso a programas como o Crédito Instalação (que tem nove modalidades, a exemplo do Apoio Inicial, no valor de R$ 3,2 mil por família, e Aquisição de Materiais de Construção, de R$ 15 mil por família) e de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com estes novos projetos, já são 491 assentamentos na abrangência do Incra em Marabá.
(Ascom Incra / Amazonia.org.br, 30/12/2009)