Recomendação é vedar entradas para evitar que animais se alojem
A aparição de morcegos preocupa moradores da Capital. Além de bairros onde os animais aparecem nesta época, devido ao calor, há registro deles em áreas onde não é tão comum, como no bairro Partenon. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) informa que o aumento no número de morcegos neste período do ano é normal.
Segundo Pablo Rodrigo Duarte, de 27 anos, morador do Partenon, os animais "atacaram" vizinhos. Conforme a chefe do serviço do Programa de Conservação de Fauna Silvestre da Smam, Soraia Ribeiro, a grande presença de morcegos é algo cíclico. "Eles ficam na cidade em épocas quentes, quando há mais insetos que servem de alimento", explicou. Segundo Soraia, os animais chegam por volta de novembro e deixam a Capital entre março e abril, migrando para o Norte.
A especialista alerta que os morcegos não atacam e são essenciais para o controle biológico. Além disso, ela lembrou que existe lendas, principalmente de que os morcegos se alimentam de sangue. "Existe os hematófagos, mas mais na zona Sul da Capital, em cavernas e ambientes escuros", ressaltou. A dica é de que no inverno as pessoas vedem partes da casa onde eles costumam se alojar.
(Correio do Povo, 30/12/2009)