Dois assentamentos da reforma agrária serão criados no Tocantins para assegurar o acesso à terra a 37 famílias de trabalhadores rurais. As portarias de criação dos projetos foram publicadas no Diário Oficial da União da última quarta-feira (23/12). Com a medida, as famílias selecionadas poderão acessar as políticas públicas de reforma agrária, crédito e assessoria técnica, social e ambiental.
No município de Pequizeiro, em uma área de 1.163 hectares, será instalado assentamento Pequizeiro, com capacidade para receber 25 famílias. Em Praia Norte, será criado o assentamento Santa Maria I, com área de 344 hectares, onde poderão ser assentadas 12 famílias.
Em 45 dias, o Incra/TO inicia discussões com as famílias selecionadas sobre o planejamento do assentamento. Serão definidas questões como o parcelamento de lotes, organização produtiva, infraestrutura, assistência técnica e créditos.
O Instituto vai disponibilizar R$ 999 mil para assegurar a instalação das famílias nesses novos projetos. Outros investimentos serão realizados na demarcação de lotes, contratação de assessoria técnica e aberturas de estradas a fim de promover o desenvolvimento dos assentamentos.
(Ascom Incra / Amazonia.org.br, 29/12/2009)