O tremor de terra que assustou moradores do bairro Jardim América na madrugada de sábado não deve ser motivo de investigação. O comandante do 5º Comando Regional de Bombeiros (5º CRB) e coordenador da Defesa Civil caxiense, tenente-coronel José Francisco Barden da Rosa, afirma que não será encaminhada a contratação de especialistas por intermédio da prefeitura, uma vez que o fenômeno se mostrou parecido ao que já foi estudado.
– Como o fato é semelhante ao que aconteceu em novembro de 2008 e, naquela ocasião, a UFRGS ficou monitorando por 30 dias a cidade e chegou à conclusão de que é um fenômeno natural, atingindo apenas a superfície, não haverá nova investigação. A não ser que volte a acontecer de outra forma, com estragos – destacou Barden.
Entre as 22h de sexta-feira e as 6h de sábado, moradores do bairro Jardim América acordaram com estrondos e portas e janelas trepidando. Não foram registrados estragos. Conforme especialistas, o fenômeno não oferece perigo e pode voltar a ocorrer, mas não há como prever com que frequência. A cidade já havia registrado tremores entre 2005 e 2007, em 1984 e em 1979, além de novembro de 2008.
– Sobre as causas, não se chegou a uma conclusão. Apenas que são movimentos da crosta terrestre. Isso não foi registrado só em Caxias, mas em outros municípios da região nos últimos anos – complementa.
Ele diz que a contratação de especialistas, que foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em 2008, é cara.
(O Pioneiro, 29/12/2009)