O nível do Guaíba media ontem 1m11cm, bem acima da cota normal, que varia entre 85cm e 90cm nos meses de verão. O volume de água abundante reduz as chances de proliferação de cianobactérias (algas azuis), que normalmente afetam a potabilidade e deixam a água do manancial com tonalidade esverdeada. "Acredito que as chuvas frequentes na Capital e nas cidades por onde cruzam afluentes como os rios dos Sinos, Jacuí e Taquari devem estancar o aumento das algas", projetou o coordenador municipal da Defesa Civil, Léo Antônio Bulling.
Até o momento, o controle de qualidade das captações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) não detectou ocorrência de cianobactérias em proporção que possa dar à água os característicos gosto e cheiro de terra. Bulling assinalou que as algas se proliferam nos meses de calor e de baixa precipitação pluviométrica. Para oferecer abastecimento de água regular e com qualidade, o Dmae desenvolve ações operacionais para aumentar a capacidade de armazenagem e bombeamento nos sistemas. A otimização da capacidade dos 98 reservatórios da cidade resultou em incremento de 7.320 milhões de litros de água aos 187.540 milhões de litros existentes no sistema.
A iniciativa integra a política do Sistema de Gestão do Dmae, cujo objetivo é a qualificação do planejamento e dos serviços prestados. O superintendente de Operações do Dmae, Luiz Fernando Souto, destacou ações em 2009, como a ampliação e substituição das redes de água, e a automatização das 114 unidades operacionais, entre outras. "Uma das vantagens é o controle das unidades à distancia, on-line, sem a necessidade de operadores no local", frisou o diretor.
DMAE EM NÚMEROS
100% dos porto-alegrenses são abastecidos com água tratada;
85% da população dispõe do serviço de coleta de esgoto;
Capacidade de tratamento de esgotos da cidade é de 27%;
Índice de perdas de água: 28,56%;
Extensão da rede de água Out/2009:3.781.075,78 m;
Estações de Tratamento de Água (ETA): 7 unidades;
Estações de Bombeamento de Água Tratada (EBAT): 87;
Reservatórios de Água Tratada: 98;
Volume de água tratada por dia: 475 mil m³;
Estações de Tratamento de Esgoto (ETE): 9 unidades;
Extensão da rede de esgoto cloacal Out/2009:1.539.866,07 m;
Estações de Bombeamento de Esgoto (EBE): 15.
(Correio do Povo, 29/12/2009)