O Circo Universal, que exibe em suas apresentações animais como cavalos, camelos, dromedários e 20 crocodilos, anunciou neste domingo (27/12) a venda de todo o circo, incluindo os animais.
Este circo já teve vários problemas de ordem jurídica quando se mudou para Barcelona, na Espanha, em dezembro de 2007, quando os agentes da Guarda Urbana abriram um processo administrativo contra o Circo Universal por não cumprir a legislação municipal por apropriação de animais, que impede a exposição em espetáculos de animais exóticos e silvestres, e por quebra de contrato, no qual não constava que exibiriam animais.
Além disso, apreenderam um crocodilo em risco de extinção, que goza da mais alta proteção do governo internacional de Washington de espécies ameaçadas. O animal foi transferido para o Centro de Recuperação de Anfíbios e Répteis da Catalunha.
O Circo Universal visitou durante os últimos 3 anos várias cidades espanholas, mas sua rota focava as quatro capitais catalãs (Girona, Tarragona, Lleida e Barcelona), onde agora está proibida a utilização ou exibição de animais exóticos. Além destas, outras cidades como Sant Boi, Lloret de Mar e Mataró, que declararam recentemente não permitirem mais a apresentação de circos com animais, também fizeram parte da principal rota do circo.
(Por Raquel Soldera*, ANDA, 29/12/2009)
*Com informações de AnimaNaturalis