O governo de Macau vai iniciar nesta sexta-feira a distribuição gratuita da vacina contra a gripe A(H1N1) aos residentes permanentes do território, ou seja, que vivem há sete anos ou mais na região administrativa especial chinesa.
No final de uma reunião do Centro de Coordenação da Gripe, o chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, destacou nesta segunda que as vacinas estarão à disposição de todos os moradores a partir de sexta-feira como medida preventiva ao período auge da gripe, normalmente em fevereiro e março.
Aos portadores de carteira de identidade de residente, a vacina será administrada gratuitamente. Os Serviços de Saúde encomendaram 600 mil doses da vacina para atender a toda a população - calculada em 541.200 pessoas no final de setembro -, antes do pico da gripe.
A primeira fase do programa de vacinação, que começou em novembro, já abrangeu mais de 40 mil moradores de Macau, entre profissionais de saúde ou trabalhadores considerados essenciais, portadores de doenças crônicas, grávidas, bebês, crianças e jovens.
A vacina administrada em Macau, uma das três aprovadas pela União Europeia, foi produzida pela Novartis, empresa suíça e segunda maior produtora mundial de imunizações contra gripe, com um custo unitário para o governo de cerca de 11 euros (R$ 27,7, ao câmbio atual).
Atualmente, Macau tem dois doentes internados em estado grave com gripe A, enquanto foram registradas duas mortes desde o início da epidemia.
(Lusa / UOL, 28/12/2009)