Dezessete trabalhadores morreram e seis permanecem presos em duas minas de carvão da China que sofreram explosões de gás, informou a imprensa oficial nesta segunda-feira (28/12). Estes foram os acidentes mais recentes no setor de mineração chinês, famoso pelos riscos.
Doze pessoas morreram e quatro ficaram feridas em uma explosão na noite de domingo na mina de carvão de Dongu, na província de Shanxi (norte). As autoridades afirmam que os trabalhadores violaram as normas de segurança ao destruir um muro que separava a jazida de uma parte já fora de uso, que acumulara gás.
O segundo acidente aconteceu em uma mina da província de Yunnan (sudoeste), onde cinco pessoas faleceram e as equipes de resgate tentam localizar seis mineiros presos após uma explosão nesta segunda-feira.
As minas de carvão chinesas estão entre as mais perigosas do mundo. Um dos motivos é o fato de que muitas vezes as normas de segurança são ignoradas para a manutenção da alta produtividade. O carvão proporciona 70% da energia da China.
Em novembro, 108 mineiros faleceram em uma explosão de gás em uma mina de carvão na província de Heilongjiang (nordeste).
(AFP / UOL, 28/12/2009)