Em 10 de novembro de 2008, moradores de diversos bairros das zonas Norte e Oeste de Caxias foram surpreendidos por tremores. Em outras ocasiões, entre 2005 e 2007, em 1984 e em 1979, também foram registrados relatos de tremores de terra em diferentes regiões da cidade.
Conforme o geólogo e diretor-geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Nerio Jorge Susin, não há motivo para preocupação:
– O pessoal da UFRGS (Unidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em Caxias em anos anteriores, constatou que não há uma origem específica para isso. O que existe é o movimento da crosta da Terra, que tem reflexos na superfície, mas eles são de baixa intensidade. São coisas normais, que ocorreram e vão ocorrer novamente. Mas não dá para prever.
Conforme ele, os caxienses não precisam temer estragos maiores:
– Lógico que os moradores vão acordar assustados. Mas não vai ocorrer nada de diferente do que há um ano, ou do que ocorreu agora no Jardim América. Estamos numa região alta, com grande quantidade de rochas no subsolo e com espessura do solo não tão grande, o que faz com que os tremores sejam sentidos.
Serviço
O Corpo de Bombeiros pode ser contatado pelo 198.
- Em novembro de 2008, moradores de diversos bairros da zonas Norte e Oeste da cidade perceberam tremores de terra.
- De 2005 a 2007, os moradores também sentiram tremores em Caxias do Sul. Uma das regiões atingidas foi a do loteamento Moinhos de Vento, no bairro Nossa Senhora da Saúde. Eles suspeitaram que os abalos fossem causados por detonações em uma obra nas redondezas. Uma investigação foi feita por técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Concluiu-se que havia ondas sísmicas com velocidade de, no máximo, 5,8 milímetros por segundo, considerada insuficiente para produzir danos na superfície.
- Em 1984, dois tremores assustaram caxienses dos bairros Medianeira, Cinquentenário e Marechal Floriano. Naquela época, o relatório da investigação apontou como provável causa um deslocamento de camadas do subsolo, possivelmente provocado pela água.
- Em 1979, o município também registrou tremores de terra no bairro Cinquentenário.
(O Pioneiro, 28/12/2009)