Prefeito do município deve assinar decreto de situação de emergência
As equipes da Prefeitura de Lagoão, na região Centro-Serra do Estado, registraram até o final da tarde deste domingo a destruição dos telhados de 120 casas com o vendaval no final da tarde de ontem (26/12). O prefeito Mário Jesus de Camargo informou que é difícil explicar o que aconteceu, pois houve um estouro por volta das 19h e, em segundos, as residências em uma faixa de aproximadamente mil metros de largura estavam todas destelhadas.
O problema se agravou ainda mais com as fortes chuvas, molhando todos os móveis e aparelhos eletrodomésticos no interior das moradias. Também houve danos em lojas, agências bancárias, posto de combustíveis e outros estabelecimentos.
Camargo informou que a coordenação regional da Defesa Civil de Passo Fundo deverá encaminhar nesta segunda-feira representantes ao município para verificar a situação. Ele afirma que provavelmente deverá assinar o decreto de situação de emergência, o terceiro deste ano. O primeiro ocorreu no início do ano, em função da estiagem, e o segundo, em novembro, devido às enxurradas.
Conforme o prefeito, o temporal atingiu mais a área nas proximidades da Igreja Católica e da saída para o município de Sobradinho. Não houve feridos.
(Correio do Povo, 27/12/2009)