Diversas ruas do bairro Jardim América foram atingidas
Moradores do bairro Jardim América, em Caxias do Sul, ligaram para a Brigada Militar (BM) na madrugada deste sábado (26/12) relatando tremores de terra. Conforme os moradores, a terra tremeu várias vezes entre as 22h e as 6h. Nenhum estrago foi registrado.
Morador da Rua México, o tintureiro Gilmar Biegelmeyer, 48 anos, conta que acordou por volta das 23h com estrondos. Ele e a mulher, Margarete, 45, saíram para a rua, assim como a maioria dos vizinhos.
_ Foi apavorante. Nunca vi coisa igual. Não sei se foi terremoto, mas alguma coisa aconteceu _ relata Gilmar.
_ Parecia que estavam dando marretadas na casa _ complementa a mulher.
Na Rua Paraguai, a técnica de enfermagem Dione Debastiani se assustou.
_ Eu andava no chão e sentia tudo tremer nos meus pés. A cama balançou _ relata.
O comerciante Dionisio Oliveski, 45, que mora na Rua Uruguai, também sentiu os tremores. Os mais fortes, conforme ele, foram por volta da meia-noite.
_ Era um baque seco e forte. Foram uns 10 em sequência num intervalo de uns cinco minutos _ conta.
Os bombeiros estiveram no bairro no final da manhã. Eles ouviram os moradores e prometeram que passarão o caso para a Defesa Civil, que deve buscar com a prefeitura a contratação de um geólogo para avaliar o que pode ter ocorrido.
Em 10 de novembro de 2008, moradores de diversos bairros de Caxias foram surpreendidos por tremores naquela madrugada. Na ocasião, geólogos e geógrafos explicaram que o fenômeno era efeito da infiltração da água sobre rochas subterrâneas e o movimento de acomodação das placas tectônicas que formam a Terra. Os especialistas foram unânimes em afirmar que o tremor era normal, não oferecia perigo e poderia se repetir.
(Por Kelly Isis Pelisser, Zero Hora, 26/12/2009)