Em Medellín, na Colômbia, os carreteiros trocaram seus veículos de tração animal pelos de tração mecânica, enquanto outros optaram por buscar uma nova profissão. O programa piloto no país será replicado em Cali e Bogotá.
A prefeitura investiu quase três bilhões de pesos na compra de motocarros, acompanhamento social e capacitação no desenvolvimento humano. Cento e quarenta e um veículos foram entregues a cocheiros, e 87 para aqueles que iniciaram uma nova profissão.
Os cavalos que eram utilizados nos veículos de tração animal vão receber cuidados veterinários e passarão por um programa de adoção da Sociedade Protetora de Animais. Existem cerca de 5.000 veículos de tração no país. Agora que Medellín lhes disse adeus, as autoridades não serão tolerantes com as carroças que encontrarem.
“A medida é regulamentada por decreto e qualquer veículo de tração animal que entre na cidade será confiscado. Também fiscalizaremos que os motocarros respeitem as normas de trânsito”, disse Carlos Andrés Pérez, vice-secretário do Controle de Trânsito Municipal.
(Por Raquel Soldera*, ANDA, 25/12/2009)
*Com informações de El Tiempo e AnimaNaturalis