A Comissão de Viação e Transportes aprovou na última quarta-feira (16/12) o Projeto de Lei 1985/07, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que adiciona um trecho de 650 quilômetros à BR-080, em Mato Grosso. A rodovia, que liga Brasília (DF) a Ribeirão Cascalheira (MT), seria estendida até o município de Matupá, passando pelas cidades de Alô Brasil, Canabrava do Norte e São José do Xingu.
A relatora, deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), defendeu a rejeição da proposta, argumentando que ela já constava de outro projeto (PL 3129/08, do Senado), aprovado pela Câmara em 2008 e devolvido ao Senado. O deputado Chico da Princesa (PR-PR), no entanto, alegou que o projeto anterior tinha conteúdo diferente. A proposta do Senado, aprovada pela Câmara em forma de substitutivo, alonga a BR-080 até a fronteira do Brasil com a Bolívia.
Os integrantes da comissão rejeitaram o parecer da relatora e aprovaram o apresentado pelo deputado Chico da Princesa. Na justificativa do projeto, o autor afirma que a ampliação da rodovia vai melhorar a logística da região Centro-Oeste e incentivar o desenvolvimento da agropecuária.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta: PL-1985/2007
(Por Oscar Telles, com edição de Daniella Cronemberger, Agência Câmara, 23/12/2009)