A diretoria da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), entidade mantenedora do Centro Universitário Univates, visitou, na quarta-feira, a Hidrelétrica Salto Forqueta, localizada entre os municípios de São José do Herval e Putinga.
Acompanhados pelo presidente da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e membro da Fuvates, Egon Édio Hoerlle; diretor de Geração de Energia Elétrica da cooperativa, Julio Cesar Salecker; e gerente do Departamento de Comunicação e Desenvolvimento, Marco Aurélio Weber, a comitiva pôde conhecer detalhadamente como funciona o empreendimento.
Os primeiros locais visitados foram a barragem e o lago de 34 hectares, onde é represada a água da usina. Em seguida conheceram a casa de máquinas e verificaram o sistema elétrico de comando e a operação por telecomando do Centro de Operações do Sistema da sede da cooperativa, em Teutônia. Após a visita, foi realizada a reunião ordinária mensal da Fuvates, dirigida pelo presidente Roque Danilo Bersch, com participação do vice-presidente Ney Lazzari, reitor do Centro Universitário Univates e demais membros da diretoria.
Relatório
Na ocasião, foi apresentado ao Conselho de Administração da Fuvates um relatório minucioso do exercício de 2009 e a previsão orçamentária de 2010. Na sequência, foi oferecido pela Certel um jantar de confraternização no centro de visitação da hidrelétrica.
(O Informativo, 23/12/2009)