A senadora Serys Shlessarenko (PT-MT) registrou, em pronunciamento nesta terça-feira (22/12), o crescimento da agricultura familiar em Mato Grosso, defendendo o incremento da assistência técnica a esse setor produtivo regional. Em sua opinião, a criação de uma política nesse sentido consolidará a posição do estado entre os líderes na produção e exportação de alimentos.
Serys disse que em visita à região sul do estado, há poucos dias, na companhia de vários prefeitos e políticos locais, surpreendeu-se com a produção de uva em alguns municípios. Segundo a senadora, no município de São Pedro da Cipa a produção de uva de qualidade é feita mediante tecnologia criada pelos próprios produtores, o que ela considera um exemplo do potencial da pequena agricultura mato-grossense.
- A nossa agricultura familiar precisa de apoio técnico para realmente produzir com a vitalidade que lhe é peculiar, devido à qualidade da terra. Mato Grosso é eminentemente produtor de alimentos, de carne bovina, carne suína, de aves, além de grande produção de soja e grãos. Ninguém pensava que produziríamos uva naquele clima - ressaltou.
Serys Slhessarenko também citou o aumento da produção de álcool e açúcar de cana-de-acúcar pelas usinas de Mato Grosso como exemplo de pujança do estado. Segundo ela, a meta é diversificar a produção regional para suprir o mercado interno do país e aumentar a exportação.
(Agência Senado, 22/12/2009)