Até o final de abril de 2010, deverá ser lançado o edital público destinado às empresas interessadas em elaborar projetos para a área do Cais Mauá. A previsão é do coordenador executivo do projeto e presidente da Comissão Técnica de Avaliação, Edemar Tutikian.
Segundo ele, os projetos deverão estar adequados à legislação urbanística para o local, aprovada na noite de segunda-feira pela Câmara. "Vamos aguardar a sanção do prefeito José Fogaça, que encaminhará o projeto ao governo do Estado. Depois disso, queremos lançar o edital para os projetos", disse. Tutikian reforça a intenção do governo de começar as obras em 2011.
Conforme a legislação aprovada pelos vereadores, a área contará com estabelecimentos e equipamentos culturais, de lazer, gastronomia e comerciais. Também foi aprovada a construção de hotéis e de prédio de até 100 metros de altura (33 andares), próximo à Estação Rodoviária, e de 32 metros, perto da Usina do Gasômetro. Conforme emenda aprovada com o projeto, essas construções deverão ser sustentáveis, com o uso de coleta seletiva, reciclagem e redução de resíduos.
(Correio do Povo, 23/12/2009)