Em outro dos bloco de emendas aprovadas em plenário na noite desta segunda-feira (21/12), estão incluidas a emenda 24 que garante o espaço junto à orla do Guaíba para instalação de terminal de passageiros de transporte hidroviário coletivo através do rio. Conforme a justificativa contida no texto, o objetivo é inserir uma nova modalidade de tranporte público na cidade com a melhoria da qualidade de vida da população.
Na área do Cais Mauá, conforme a emenda 27, será mantido um local apropriado para que o embarque e desembarque de passageiros sejam feitos adequadamente - com infraestrutura para recepção da população, para o desenvolvimento do turismo náutico e para compra e venda de bilhetes.
Já a emenda 37, que estabelece que os regimes urbanísticos para a Macrozona 01 vigorarão até o dia 31 de dezembro de 2012, serão assegurados aos investidores a utilização dos índices de aproveitamento, a volumetria, a taxa de ocupação, a densidade e as atividades nela prevista.
Tecnologia
Também foram aprovadas as emendas 29 e 30, de autoria do vereador João Dib (PP). A primeira inclui a implantação de um centro de convenções e museu de tecnologia, composto de espaço para feiras, auditórios e salas de conferências e treinamentos dotados de infraestrutura e tecnologia. Já a 30 prevê espaço específico para o ensino, fomento e divulgação, ciência e tecnologia e incubação de empreendimentos de base tecnológica, incluindo os agentes responsáveis pela articulação destes temas.
Ligação
Os vereadores aprovaram ainda a última emenda analisada pelo plenário, de número 36, que implanta uma ligação aérea vegetada por cima da Avenida João Goulart, interligando a praça Brigadeiro Sampaio com o Cais Mauá. Será formado no local um novo parque para a cidade.
(Por Ester Scotti e Leonardo Oliveira, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 22/12/2009)