A produção industrial da China aumentará 11% em 2009, assegurando ao país um crescimento econômico acima de 8%, disse nesta segunda-feira (21/12) o ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação, Li Yizhong.
Nos primeiros onze meses deste ano, a indústria chinesa cresceu 10,3% em relação ao mesmo período de 2008, apoiada pelos 4 trilhões de yuans (cerca de R$ 1 trilhão no câmbio atual) canalizados pelo governo para estimular a economia contra a crise global, precisou o ministro.
"A base para a recuperação tem sido gradualmente consolidada e as políticas microeconômicas continuarão em vigor no próximo ano", disse Li Yizhong, prevendo que a indústria continue a crescer 11% em 2010. "É um ritmo de crescimento necessário, alcançável e apropriado. Não pusemos uma meta demasiadamente alta", acrescentou.
Segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia chinesa deverá crescer este ano 8,5%. A China, que já era a terceira maior economia do mundo, depois dos Estados Unidos e Japão, tem sido considerada "o motor da recuperação econômica global".
(Lusa / UOL, 21/12/2009)