Os peixes que habitam os recifes de corais podem vir a sofrer bastantes alterações de personalidade devido às mudanças climáticas. Um estudo da Universidade da Nova Gales do Sul, Austrália, indica que correm o risco de se tornarem mais agressivos.
Os resultados publicados no Proceedings of the Royal Society B revelam que um ligeiro aumento de temperatura da água, aproximadamente dois graus, faz com que os peixes fiquem 30 vezes mais agressivos e ativos. O metabolismo desses animais acelera rapidamente com o incremento da temperatura.
Temperatura da água afeta peixes dos corais
Já se sabia que em ambientes controlados – como os aquários – os peixes aumentam a sua atividade, incrementando, por exemplo, o acasalamento. Mas no meio natural isso também se verifica.
Este aumento torna também os peixes mais chamativos. “Um peixe que nada sozinho e é muito ativo será mais visível para um predador do que um peixe mais tranquilo”, explica Peter Biro, um dos autores do estudo.
A ideia de que o peixe pode ter personalidade parece um pouco excêntrica, admite o investigador, mas é muito importante para se tentar perceber como os animais respondem aos desafios ambientais.
Até agora, os cientistas não sabem quais serão os efeitos de longo prazo da mudança climática nos corais, mas admitem que também é possível que algumas espécies consigam se adaptar bem às novas condições do mar.
(Ciência Hoje / ANDA, 21/12/2009)