A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, da sessão ordinária desta segunda-feira (21/12), foi ocupada pela coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene. Inicialmente ela agradeceu aos vereadores pela criação do Parque e do Largo do Gasômetro, contemplados na revisão do projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA).
Jacqueline lembrou que o Viva Gasômetro foi fundado em dezembro de 2006 e, desde então, realiza ações periódicas na Praça Júlio Mesquita, conhecida como Praça do Aeromóvel. "O movimento, não tem qualquer conotação político partidária, é composto por pessoas das mais diversas tendências políticas".
Sobre o projeto Cais Mauá, o Movimento, como salientou a oradora, destacou duas diretrizes: a inexistência de construção ao lado do prédio da Usina do Gasômetro e um menor adensamento nos prédios previstos próximo a rodoviária que poderiam ser modificadas. "Esperamos que nossas pretensões sejam atendidas".
Ela encerrou o seu pronunciamento apelando aos 36 vereadores que não permitam qualquer tipo de construção ao lado do prédio da Usina e que cuidem com o índice de adensamento que venha a ser permitido neste projeto.”Queremos sim a revitalização do Cais Mauá, temos ciência do potencial desta área da cidade para o uso principalmente de seus próprios moradores, mas também a queremos como mais uma atração turística de nossa cidade”, argumentou.
(Por Regina Tubino Pereira, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 21/12/2009)