Em visita ao município de Erechim, nesta sexta-feira, o deputado Luciano Azevedo (PPS) conheceu as obras da usina de Biodiesel que está sendo construída pela empresa Olfar Óleos Vegetais. O investimento na obra é de R$ 2,5 milhões e a previsão é de que seja inaugurada em fevereiro, com capacidade de produzir 600 metros cúbicos por dia. Luciano foi recebido pelo presidente da Olfar, José Carlos Weschenfelder, e pelo gerente industrial, Mateus Henrique Andrich.
Após conhecer o projeto do Biodiesel, Luciano destacou que o investimento vai criar novas alternativas para a região e estimular o desenvolvimento econômico de praticamente todos os municípios. Ele salientou que tem acompanhado as boas iniciativas de Erechim, por meio do trabalho em conjunto com a vereadora Vânia Miola (PPS).
Andrich observou que a Olfar tem preocupação ambiental e, por isso, a usina não irá gerar efluentes líquidos. Ele acrescentou que o novo empreendimento vai fomentar a agricultura familiar da região.
Olfar
A Olfar Óleos Vegetais foi fundada no dia 13 de fevereiro de 1988, quando alugou os pavilhões da antiga Ovel, em Erechim. Inicialmente, a empresa centrou suas operações no atendimento das necessidades de pequenos produtores de soja da região do Alto Uruguai e da Cotrel. A empresa recebia a soja in natura e devolvia produto na forma de farelo. Deste processo de industrialização, a Olfar extraia o óleo vegetal que posteriormente era comercializado. Em 1998, a empresa avançou no mercado e inaugurou sua nova unidade de recebimento de grãos às margens da BR 153, KM 53.
(Por Luciana Meneghetti, Gabinete do deputado, Ascom AL-RS, 18/12/2009)