MetSul garante também que El Niño prevalecerá na estação que está começando hoje às 15h47min
Um calor intenso e alguns eventos isolados de chuva devem marcar o verão, que começa hoje às 15h47min e ocorrerá sob a influência do El Niño, fenômeno que não era registrado desde 2007. De acordo com a MetSul Meteorologia, a tendência é de temperaturas acima da média histórica da estação, com algumas ondas de calor intenso. Também devem ocorrer episódios de chuva, que podem até ser fortes em alguns períodos, mas com caráter mais regionalizado e esporádico.
Historicamente, o El Niño traz mais chuva ao verão gaúcho, mas há vários casos em que houve estiagem na estação. A possibilidade de chuvas mais fortes é maior na segunda metade do verão, antecedendo um outono com alto risco de episódios de precipitação excessiva e de cheias de rios que podem atrapalhar a colheita da safra. O Leste do Rio Grande do Sul estará sujeito à formação de ciclones subtropicais, fenômeno mais raro, mas que foi observado na costa, durante o verão, nos últimos anos.
O atual episódio de El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Pacífico Equatorial e que teve início ainda no inverno passado, deve atingir o seu ápice na primeira metade deste verão. Neste momento, o Pacífico Leste é a região menos quente na faixa equatorial do oceano, o que não permite afastar a possibilidade de alguns períodos de tempo mais seco no Rio Grande do Sul com eventual déficit hídrico.
O último verão escaldante em todo o Rio Grande do Sul foi em 2006. Em 2010, a tendência é de que a temperatura fique acima da média histórica na estação com algumas ondas de calor até muito intenso, entretanto o Estado seguirá sujeito a episódios curtos de temperatura mais baixa, mas com menor magnitude do que em 2009, quando Porto Alegre chegou a registrar a menor máxima para janeiro desde o início das observações em 1909.
Ontem, a temperatura mais elevada registrada na Capital foi de 34,2 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A máxima no Estado foi de 35,5 graus, em Campo Bom. Por volta das 20h, o calor foi amenizado pela chuva que caiu na Capital.
A previsão para hoje em Porto Alegre é de tempo nublado com pancadas de chuva. A máxima deve chegar aos 33 graus. No Estado, há previsão de chuva em áreas isoladas do Oeste. A máxima também deve ser de 33 graus.
(JC-RS, 21/12/2009)