Técnicos da prefeitura de Joinville (SC) visitaram o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) nesta semana para conhecer em detalhes o Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura, criado em Porto Alegre em junho de 2007. A comitiva foi recebida pela coordenadora do programa, engenheira Mariza Power Reis, que forneceu informações e esclareceu dúvidas dos técnicos de Joinville, onde um programa semelhante está sendo planejado.
O que impressionou positivamente a equipe catarinensede é o fato de que o programa implantado em Porto Alegre não exige investimentos do município, já que a população participa voluntariamente levando o produto aos Postos de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF). Além disso, o óleo não é processado pelo DMLU, mas por empresas conveniadas, que o coletam nos postos.
Após reunião no DMLU, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Joinville, Marcos Rodolfo Schoene, e dois técnicos da Companhia de Saneamento Básico da cidade catarinense dirigiram-se ao PEOF localizado na capatazia do DMLU da Rua Silva Só. No local, observaram as instalações, acompanhados pela engenheira Mariza.
Utilização - Porto Alegre já dispõe de 136 PEOF distribuídos por várias regiões. Quatro empresas processam o óleo com diferentes finalidades. A Celgon usa o óleo como gerador de energia para suas caldeiras e a Faros emprega-o como base para a produção de ração animal. A Oleoplan e a Ecológica desenvolvem biodiesel.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 18/12/2009