Segundo análise do Dmae, índice de coliformes fecais na água é maior do que o aceitável.
As águas do Rio Guaíba não são as melhores opção da população para se refrescar em dias de calor. Todos os pontos das praias do Lami (foto) e de Belém Novo encontram-se impróprios para banho, de acordo com análise realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) de Porto Alegre, divulgado neste domingo.
O conceito de balneabilidade está definido na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Considera-se própria para banho a água que, ao ser analisada, apresente, num conjunto de cinco amostras coletadas, apenas uma amostra com mais de 800 coliformes fecais por 100 mililitros.
"O grande volume de água poluída trazido pelos afluentes do Guaíba influencia neste resultado. A chuva intensa dos últimos dias, com ventos, ocasiona o movimento da areia assentada no fundo do Guaíba, o que pode ter gerado o significativo aumento no índice de coliformes fecais", explica o biólogo Rodrigo da Cunha, coordenador do Guaíba Vive.
(Jornal VS, 20/12/2009)