A cidade de Copenhague vai ficar às escuras durante uma hora nesta quarta-feira (16/12), em uma iniciativa da associação ambientalista WWF para pressionar os líderes mundiais a alcançarem um novo acordo climático.
Este apagão simbólico acontecerá apenas na cidade dinamarquesa onde ocorre a Conferência do Clima, da ONU, e pretende alertar para a importância de um novo pacto que combata eficazmente o problema do aquecimento global, que afeta a vida de todas as pessoas do mundo, anunciou nesta terça-feira a associação ambientalista WWF.
Antecipando a Hora do Planeta 2010, o apagão ocorrerá apenas na capital dinamarquesa no dia 16 de dezembro, por volta de 19h (local) e durará uma hora.
A iniciativa foi organizada por dois movimentos: a campanha da WWF - Hora do Planeta e o movimento Hopenhagen. A entidade ambientalista resolveu nomear o ato de Earth Hour Hopenhagen (Hora do Planeta de Esperança em Copenhague, em tradução livre).
Na base desta aliança estão os movimentos que têm surgido um pouco por todo o mundo, "verdadeiros barômetros da forte vontade do mundo em enfrentar o problema das mudanças climáticas, em favor da vida no planeta", explicou a WWF em comunicado.
Atos ambientalistas
Além do apagão está prevista uma série de outras iniciativas para esta quarta-feira na cidade de Copenhague. Às 16h acontece um workshop para crianças de elaboração de lanternas, no Planetário da cidade, seguido de um concerto infantil, uma hora depois.
Já às 18h haverá um desfile de lanternas e, cinco minutos antes de 19h, começa a contagem regressiva para o apagão, que poderá ser visto da praça principal, seguido da apresentação do The People's Orb, uma esfera metálica com mensagens de todo o mundo em favor de um "Planeta Vivo".
Apesar desta iniciativa, a Hora do Planeta global acontecerá em 2010, como ocorre todos os anos.
Em 27 de março, em todo o mundo, a WWF incentivará cidadãos, governos, empresas e comunidades a apagarem as luzes por uma hora, como forma de lutar contra o aquecimento global e uma sequência do que pode vir a ser um momento histórico decisivo: a Conferência de Copenhague.
(Lusa / UOL , 15/12/2009)