A Monsanto acaba de receber o “Sereia Furiosa”, prêmio que indica as corporações que mais contribuíram com o aquecimento global. A votação ocorreu entre os dias 16 de novembro e 13 de dezembro pela internet e foi divulgada durante a COP, em Copenhague.
A Monsanto é a maior produtora de sementes do mundo e promove a expansão dos organismos geneticamente modificados como “salvação” para a crise de alimentos. Segundo a organização do prêmio, o plantio da soja RoundupReady, produzida pela empresa, alcançou mais de 40 milhões de hectares na América do Sul, causando impactos sociais e ambientais. Os prejuízos foram provocados principalmente pela grande quantidade de agrotóxicos e pela devastação da floresta tropical que deu lugar às plantações.
No Brasil, a empresa já tem variedades de milho e soja transgênicas sendo plantadas. Desde que a soja transgênica foi liberada no Brasil, a Monsanto tem enchido seus cofres graças à cobrança de royalties, venda do agrotóxico que é aplicado na planta e venda de sementes.
(Blog do Greenpeace, 15/12/2009)