Representantes do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial (FSM) realizaram ontem, na sede do Sindicato dos Bancários, na Capital, encontro para discutir a programação do evento, que será realizado de 25 a 29 de janeiro de 2010 em Porto Alegre e em outras cidades da região Metropolitana.
Pela manhã, o grupo participou de reunião na Prefeitura, para tratar da infraestrutura dos locais que receberão os debates, como Usina do Gasômetro e Cais do Porto. Depois foi tratada a participação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no evento.
O representante da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Mauri Cruz, enfatizou que o FSM10 terá como principal objetivo avaliar o que mudou na sociedade mundial desde a primeira edição. "Infelizmente, algumas coisas que falávamos naquela época, como as crises econômica e ambiental, acabaram ocorrendo", disse. Informou que a Usina do Gasômetro, os armazéns 6 e 7 do Cais do Porto e a AL servirão para realização do seminário, pela manhã, que avaliará o legado e os rumos do evento. À tarde, estão programadas atividades descentralizadas em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Sapucaia, Sapiranga e Canoas.
As inscrições começam amanhã no site oficial do evento: www.fsm10.org. Entre os nomes internacionais confirmados estão Boaventura de Souza Santos (Portugal), Immanuel Wallerstein (EUA) e Samir Amin (Egito).
(Correio do Povo, 16/12/2009)