França e África publicaram nesta terça-feira (15/12) um texto conjunto sobre a Conferência de Copenhague, que inclui objetivos concretos de luta contra a mudança climática e seu financiamento, anunciou o presidente francês Nicolas Sarkozy.
"Vamos entregar um texto comum (...) sobre todos os temas de Copenhague. Estamos de acordo sobre os números de redução, a meta de que o aumento da temperatura não seja superior a dois graus", disse Sarkozy, após um almoço com o primeiro-ministro etíope Meles Zenawi.
"Estamos de acordo sobre o princípio dos 10 bilhões de dólares" por ano para ajudar os países emergentes a enfrentar os desafios imediatos das mudanças climáticas, acrescentou. "O desafio para o planeta é tão importante que uma aliança entre África e Europa é absolutamente crucial, é a mensagem que levarei ao (presidente dos Estados Unidos, Barack) Obama", concluiu.
Sarkozy anunciou ainda que conversará por telefone nesta terça-feira com Obama, com a chefe do governo alemão, Angela Merkel, e com o premiê britânico, Gordon Brown, para falar sobre as negociações de Copenhague.
(AFP / UOL, 15/12/2009)