A Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Ibama concluiu nesta quinta (10/12) o planejamento das operações de fiscalização a serem realizadas em 2010. A Reunião de Planejamento Anual de Proteção Ambiental do Ibama em 2010 definiu as operações a serem realizadas no próximo ano para reduzir ainda mais o desmatamento na Amazônia e nos demais biomas brasileiros e combater outros crimes contra o Meio Ambiente. Durante duas semanas, superintendentes, chefes de fiscalização e a cúpula da Dipro definiram as prioridades no combate aos crimes ambientais.
Foram planejadas mais de 900 operações de fiscalização em todo o país, contemplando não só o desmatamento, mas também a pesca ilegal, a fauna, a poluição e a biopirataria, entre outros, buscando o melhor aproveitamento possível dos R$ 92 milhões previstos no orçamento para a proteção ambiental. Cerca da metade dos recursos será aplicada no combate ao desmatamento na Amazônia, também haverá recursos específicos para a proteção ao Cerrado, à Caatinga, à Mata Atlântica ao Pantanal e aos Pampas.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou do encerramento da reunião no início da tarde de ontem. Para o ministro, que acabava de realizar mais uma ação de fiscalização, que destruiu 38 fornos ilegais de carvão que queimavam árvores do cerrado no sul de Goiás, “as ações do Ibama contribuíram muito para a redução do desmatamento na Amazônia, segundo o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, o desmatamento obtido esse ano só seria atingido em 2014.”
Minc também anunciou que o Ibama poderá chamar mais aprovados no último concurso da instituição, 50% além do numero de vagas oferecidas devem ser preenchidas. O ministro afirmou ainda que está para ser aprovada a remuneração por periculosidade para os servidores que atuam na fiscalização, e que no ano que vem será realizado concurso para admissão de 550 novos servidores, sendo 20% para a área meio e 80% para a fiscalização na Amazônia.
O ministro recebeu um uniforme completo da fiscalização do Ibama e foi agraciado pelo diretor de Proteção Ambiental, Luciano Evaristo, com um álbum com fotografias das suas participações em operações realizadas pelo instituto e seu parceiros. A atuação do ministro na fiscalização foi um grande apoio aos servidores que arriscam suas vidas para proteger o meio ambiente.
(Ascom Ibama, 11/12/2009)