O secretário americano de Energia, Steven Chu, anunciou nesta segunda-feira (14/12), na conferência do clima em Copenhague, um plano quinquenal de US$ 350 milhões, financiado por países industrializados, para promover as energias limpas nos países em desenvolvimento.
Batizado de "Climate Redi", esta iniciativa permitirá acelerar o desenvolvimento de energias renováveis e das tecnologias que melhorem a eficiência energética nesses países, afirmou o secretário.
O plano visa a quatro grandes eixos: o desenvolvimento da energia solar doméstica para os lares que não tiverem acesso às redes elétricas, a promoção das tecnologias que poupam energa, a criação de uma rede para compartilhar informação sobre energias limpas e a colocação em andamento de um programa de assistência para promoção destas tecnologias nos países em desenvolvimento.
Os fundos serão entregues pelo Fórum das Grandes Economias sobre a Energia e Clima (MEF), que agrupa 17 potências econômicas. Os Estados Unidos se comprometeram em transferir por sua conta US$ 85 milhões.
(Folha Online / AmbienteBrasil, 15/12/2009)