Ao menos 500 litros de produto químico vazaram após tonel cair de carreta
Um acidente com uma carreta carregada com produto químico bloqueou a rodovia Gravataí-São Francisco de Paula (RS-020) por oito horas, em Taquara, além de provocar danos ambientais.
Otonel com mil litros de isocianato – usado na produção metalúrgica – se desprendeu do caminhão em uma curva às 10h30min de ontem no km 37 da estrada, o que levou ao isolamento do local. Um congestionamento de quatro quilômetros se formou antes que os policiais rodoviários desviassem o trânsito.
Segundo os técnicos Victor Hugo Rodrigues e Rafael Volquind, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), pelo menos metade da carga vazou, contaminando o solo e atingindo a vegetação à beira da pista. O produto e o solo afetado tiveram de ser removidos para um aterro controlado de resíduos.
– É um produto tóxico que causa desconforto respiratório em contato com a pele. Dependendo da concentração do produto pode até ser letal – disse Rodrigues.
O gerente operacional da transportadora e o ajudante do motorista ficaram expostos ao produto químico e passaram mal. Os dois foram encaminhados ao Hospital de Taquara.
A empresa Ashland tinha licença para transportar a carga, mas errou no acondicionamento, segundo a Fepam. O órgão estuda a aplicação de uma multa. O valor será definido após a avaliação do tempo de resposta da empresa para contornar o problema.
(Por Leticia Barbieri, Zero Hora, 15/12/2009)
Contraponto
O que diz Ashland Resinas
ZH ligou para o escritório no fim da tarde de ontem, deixou recado, mas não obteve retorno até a noite. No local do acidente, funcionários evitaram dar entrevista.