Vídeos e fotos feitas via satélite mostram os impactos das alterações climáticas em 15 países da região; as imagens da Agência Espacial Europeia e outras instituições podem ser vistas pela internet.
O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, Pnuma, lançou neste domingo em Copenhague, em parceria com o Agência Europeia de Meio-Ambiente, um atlas sobre os impactos provocados pelas mudanças climáticas em partes da Europa.
Batizado de 'Atlas Europeu das Mudanças do Meio-Ambiente e Comunidades do Clima', o documento apresenta vídeos e fotos com imagens via satélite feitas em 15 países da região.
Temperatura
Um dos locais analisados é o leste da Georgia, fortemente afetado pela secagem dos campos agrícolas devido à destruição de quebra-ventos e pelo aumento da temperatura em décadas recentes. Fotos tiradas num intervalo de 20 anos mostram as mudanças na paisagem.
O atlas também traz histórias positivas sobre iniciativas locais de combate às alterações do clima. É o caso de uma fazenda italiana da Toscana que trabalha com o conceito verde desde o preparo do solo até a embalagem dos produtos, como vinho, azeite de oliva, tomates e queijo.
O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, disse que o atlas já existe em países da África e agora deve ajudar a Europa a refletir, realizar mudanças nas políticas do setor e ações entre governos.
As imagens da Agência Espacial Europeia e outras instituições podem ser vistas pela internet, num site lançado pelo Pnuma junto com um DVD. http://environmental-atlas.cloudapp.net
(Por Daniela Traldi, Rádio ONU, 14/12/2009)