De acordo com o diretor da organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi, o papel da 15ª Conferência das Partes (COP 15), que acontece em Copenhague e cujo objetivo é definir ações para conter o aumento do clima no planeta, é de apenas conscientizar o público e a imprensa sobre a gravidade da questão climática. "As medidas não estão prontas para a negociação na comunidade internacional e não é em 15 dias que elas podem ser fechadas", diz ele, em entrevista exclusiva ao Amazonia.org.br.
Do ponto de vista da Amazônia, o diretor acredita ser um ponto positivo o fato de o desmatamento integrar a pauta de discussões. "Depois de 17 anos da assinatura da convenção do clima, finalmente parece que todo mundo concorda com a ideia de que o desmatamento é algo que tinha que ter entrado na pauta da convenção".
Smeraldi afirma que não há ainda consenso sobre os instrumentos para se conter a devastação de florestas. Segundo ele, "não se pode simplesmente pensar na Amazônia em geral, nas florestas tropicais, como objeto de um projetinho. É preciso ter uma política de porte que insira a questão do desmatamento tropical, dos estoques de carbono nas florestas, nas políticas, seja nas políticas de governo, seja nas de mercado".
Pecuária
O Ambientalista falou também sobre o estudo Estimativa de Emissões Recentes de Gases de Efeito Estufa pela Pecuária no Brasil, lançado no País na semana passada e apresentado em Copenhague no último sábado (12/12). A pesquisa mostra que a pecuária é responsável por metade das emissões de gases do efeito estufa no Brasil.
"A principal novidade desse estudo é gerar transparência sobre a pegada. Hoje todo mundo pode fazer as contas da emissão de carbono - sabendo que o quilo da carne vai gerar uma emissão de aproximadamente 300 kg de CO2, e a econômica, sabendo que essa emissão de kg de carne corresponde a cerca de 10 reais no atual preço do carbono no mercado internacional. Notem que esse preço é superior ao preço da própria carne comercializada no Brasil", adverte.
Veja os vídeos com a entrevista aqui.
Saiba mais: Especial: Conferência do Clima - COP15
Leia também: Estimativa de Emissões Recentes de Gases de Efeito Estufa pela Pecuária no Brasil
(Amazonia.org.br, 14/12/2009)