Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon disse que espera um acordo robusto na capital dinamarquesa, com efeitos imediatos nas áreas de adaptação, mitigação, apoio financeiro e transferência de tecnologia.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que as conclusões da histórica conferência sobre alterações climáticas, que acontece em Copenhague, na Dinamarca, terão sérias implicações para o futuro da humanidade e do planeta.
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira na sede das Nações Unidas, em Nova York, Ban disse que espera um acordo robusto na capital dinamarquesa, com efeitos imediatos nas áreas de adaptação, mitigação, apoio financeiro e transferência de tecnologia.
Promessas
Ele afirmou que Copenhague pode e deve marcar um ponto de virada no combate internacional às mudanças climáticas.
O Secretário-Geral disse que nunca tantos países com tamanhos e sistemas econômicos diferentes fizeram tantas promessas firmes juntos. Ban disse que a oportunidade não pode ser desperdiçada e que é necessário tentar alcançar objetivos ainda mais ambiciosos.
O secretário-executivo da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, disse nesta terça-feira que a conferência de Copenhague teve um início positivo e encorajador, com muitos pedidos urgentes de ação por parte dos países participantes.
Desafio
Em coletiva de imprensa, ele afirmou que o desafio agora é transformar palavras em ações concretas.
Yvo de Boer indicou que Copenhague só terá um impacto forte se ações concretas e significativas forem adotadas. Ele alertou ainda que novos atrasos serão prejudiciais, particularmente para os países pobres.
(Por Carlos Araújo, Rádio ONU*, 14/12/2009)