O deputado Sargento Amauri Soares (PDT) protocolou nesta sexta-feira (11/12) o projeto de lei que cria o Parque Estadual da Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú. O objetivo da iniciativa é constituir uma Unidade de Conservação da Natureza para proteger a biodiversidade e os aspectos originários de uma área natural diferenciada, própria para a pesquisa científica e a educação ambiental e conservar a paisagem natural, sua fauna e sua flora.
A proposta surgiu a partir da campanha da ONG Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (IDEIA), que abraçou a causa pela preservação da Praia de Taquarinhas, e fez a coleta de mais de 13 mil assinaturas. A criação do parque está embasada em análise do Laboratório de Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação da Univali, elaborado pela professora Rosemeri Carvalho Marenzi, engenheira florestal e doutora em Conservação da Natureza. “A melhor estratégia de proteção da área se refere à implantação de um parque através de uma gestão integrada e participativa”, defende o estudo.
“O projeto de criação do Parque Estadual da Praia de Taquarinhas, além de atender os princípios constitucionais, é algo que vem sendo discutido e reivindicado há anos por especialistas, por organizações ambientais e pela comunidade local”, argumenta Soares. Para ele, a repercussão em torno da recente discussão do novo Código Estadual do Meio Ambiente comprova a necessidade do conjunto da sociedade em adotar providências para enfrentar as causas da destruição da natureza, assim como implementar medidas concretas para proteger áreas naturais de relevância biológica, cênica e econômica.
Taquarinhas já é considerada área protegida por conter Área de Preservação Permanente (APP) e Área de Proteção Ambiental (APA). Localizada na APA da Região da Costa Brava e a 8 quilômetros do centro de Balneário Camboriú, a praia tem extensão territorial de 730 metros com paisagem totalmente agreste, coberta por Mata Atlântica e vegetação rasteira. Taquarinhas se destaca no litoral catarinense por possuir ecossistema completamente preservado e sem nenhuma ocupação.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: www.salvetaquarinhas.com.br
(Por Alexandre Brandão, Gabinete do deputado / Ascom Alesc, 14/12/2009)