A implantação da linha 2 do metrô e do aeromóvel, e a integração tarifária com o sistema de ônibus, foram debatidas durante encontro promovido pela subcomissão mista da Assembléia Legislativa. O evento aconteceu nesta segunda-feira e teve a participação do secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães.
Ele destacou a importância do turismo de eventos para a economia do país e a relação com o financiamento do transporte público. Também salientou o diferencial do sistema de transporte público de Porto Alegre. “Antes tínhamos a relação usuário-veículo, que era limitada. Com a bilhetagem eletrônica, que permite a integração entre modais, essa relação passa a ser usuário-sistema, abrangendo não apenas o transporte coletivo, mas a mobilidade como um todo”, explicou. Sobre o metrô, salientou a relevância da implantação desse meio de transporte para a cidade, e adiantou que a possível criação da linha 2 na avenida Assis Brasil não causaria problemas ao projeto Portais da Cidade, que pode ser readequado para evitar a superposição entre os dois sistemas.
Segundo o secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno de Lima, o grupo de trabalho está sendo montado para debater a implantação do metrô em Porto Alegre e no prazo de dez dias seus integrantes começam a se reunir. O diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Ney Michelucci, falou sobre o andamento das obras da extensão até Novo Hamburgo, da implantação do Aeromóvel e das facilidades de financiamento à Linha 2 por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Os trabalhos foram coordenados pelo relator da subcomissão, deputado Luiz Fernando Záchia.
(Prefeitura de Porto Alegre, 14/12/2009)