Com a chegada do verão, são rotineiras nas praias gaúchas as denúncias sobre poluição sonora. “No Litoral Norte, de 20 telefonemas recebidos diariamente pela polícia, 18 são sobre barulho excessivo”, afirma o engenheiro e técnico operacional em decibelímetros Valtemir Goldmeier.
Dada a alta incidência de reclamações, ele e o advogado ambientalista Ioberto Banumas estarão ministrando, de 15 a 16 de dezembro, em Osório, o curso Fiscalização Ambiental em Poluição Sonora. O vereador de Porto Alegre Beto Moesch ( PP) fará a abertura do encontro, discorrendo sobre sua experiência no combate ao problema no período em que foi secretário municipal do Meio Ambiente da capital gaúcha (2005-2008). Além disso, integrantes da Brigada Militar irão demonstrar aos participantes como utilizar os decibelímetros, equipamentos cuja função é realizar a medição de níveis de ruído.
Serão 8 horas de treinamento por dia. O local da atividade será na sede da Associação dos Municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (Amlinorte), que se localiza na avenida Marechal Floriano, 920, sala 210.
O objetivo de evento é capacitar os funcionários públicos municipais para a aplicação das penalizações por prática de poluição sonora, recorrendo aos processos administrativos de proteção ao meio ambiente.
As inscrições podem ser feitas na Escola de Gestão Pública da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), pelo telefone (51) 3230-3125 e 323-03127, ou pelo e-mail egp@famurs.com.br.
(Por Helena Dutra, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 14/12/2009)