O vendaval que atingiu Porto Alegre, no último sábado, mudou a paisagem da orla do Guaíba, em Ipanema. Ondas, de até meio metro de altura, cobriram o local e parte da pista teve que ser interditada pela EPTC. O cenário chamou a atenção daqueles que passavam pela região e até mesmo de moradores, que saíram de suas casas para acompanhar a ressaca do Guaíba.
Regina Ferreira, 61 anos, que reside em Ipanema há 26, nunca tinha visto nada igual. "Dá medo. É uma sensação de fim de mundo. A natureza está gritando por socorro", comenta. Mas, a revolta do Guaíba também foi vista como uma oportunidade pelos amantes dos esportes radicais. O kitesurf - esporte que permite ao praticante voar sobre a água puxado por uma pipa - foi uma das possibilidades.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o nível do Guaíba, que já estava elevado na sexta-feira (1,66 metro na regra do Cais do Porto), subiu ainda mais depois da chuva. Além disso, o vento Sul intenso e o nível elevado da Lagoa dos Patos, que estava cerca de um metro acima do normal, provocou o represamento de ambos. Próximo ao meio-dia de sábado, o Sistema Metroclima registrava rajadas de ventos de quase 70 km/h. Segundo o grupo de Resgate do Corpo de Bombeiros, não foram registradas ocorrências.
(Correio do Povo, 14/12/2009)