A chuva diminuiu a plateia, mas não o ânimo dos estudantes das patrulhas ambientais, pais e moradores da região Norte que comemoraram ontem, 12, na Escola Municipal Décio Martins Costa, os dois anos do Projeto Arroio é Vida. Além de celebrar a seleção para o Criança Esperança de 2010, também festejaram a adesão de novo parceiro, que vem reforçar o grupo de apoiadores do projeto: o Lions Club Barão do Cahy.
Com direito a bolo de aniversário, velinhas e o tradicional Parabéns a Você, a comunidade fez um balanço das atividades desenvolvidas ao longo deste ano, identificando problemas e sugerindo medidas e soluções capazes de superar as adversidades. “O mau tempo também ajudou a reforçar a continuidade de nossas ações, pois um dos nossos focos mais importantes é o ambiental, voltado às populações ribeirinhas, à limpeza dos arroios e à responsabilidade de cada morador na na preservação do meio ambiente”, ressaltou a agente de governança da região, Maria Amália Martini.
Praças - A nova parceria reforçará ainda mais o engajamento ambiental. Na projeção de atividades para 2010 o Arroio é Vida também destinará atenção para as praças da região. “Estamos programando eventos mensais para reunir as famílias dos patrulheiros e as comunidades locais, por meio de jogos, palestras e oficinas, aliando a isto ações de recuperação de espaços coletivos de lazer, integrando a Prefeitura, entidades sociais e comunidade”, explicou.
Também foi estabelecida a meta de ampliar o número de patrulhas ambientais, de dez para 15, com um número médio de dez crianças cada unidade. Este é um passo necessário para cumprir com os objetivos traçados pelo projeto apresentado ao Criança Esperança. A seleção também foi motivo de comemoração no sábado, pois agregará apoio institucional importante para a continuidade do projeto, segundo a agente de governança. O processo conduzido pela Unesco levou em conta aspectos como inovação, replicabilidade, sustentabilidade, legitimidade, impacto e eficácia.
Pacto - O "Arroio é Vida" integra o conjunto de ações do Projeto Governança Solidária Local e está inserido no Pacto de Governança da Região Norte de Porto Alegre. Lançado em outubro de 2007 e inicialmente conduzido pela EMEF Décio Martins Costa, o Arroio é Vida tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da recuperação dos arroios da localidade, em especial o arroio Santo Agostinho, e da limpeza do entorno. Foram implantadas patrulhas ambientais, que têm como missão conscientizar os moradoresdo entorno do manancial e da região acerca da importância da despoluição do Santo Agostinho. Vários eventos foram promovidos para difundir a cultura da reciclagem, a partir da troca de garrafas PET e latas por sacolas confeccionadas para o projeto pela Artenorte (Associação de Artesãos da Região Norte).
Além do Lions Club Barão do Cahy, atuam como parceiros a EMEF Décio Martins Costa, o Rotary Club Sarandi, o CAR Norte e representações locais de órgãos municipais e a Artenorte.
(Prefeitura de Porto Alegre, 11/12/2009)