Preocupado com a falta de uma política de incentivo fiscal para a produção de etanol no Estado, o deputado Adroaldo Loureiro (PDT) está mantendo diversos contatos junto ao governo estadual para agilizar a adoção de uma medida que contemple o setor. Do secretário da Fazenda, Ricardo Englert, o parlamentar obteve a informação de que o governo do Estado se prepara para anunciar, ainda este ano, um programa de incentivo, com redução do ICMS aos produtores e usinas de biocombustível.
Atualmente, o Rio Grande do Sul produz apenas 2% de todo o álcool consumido. Mas é uma situação que começa a ser revertida, tanto pela instalação de usinas – como a Norobios, em São Luiz Gonzaga -, quanto pela ampliação da área liberada para o plantio da cana-de-açucar. Hoje, são 212 municípios gaúchos incluídos no zoneamento, aptos a cultivar cana para produção de álcool e açucar.
Loureiro também conversou sobre o tema com o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, do qual recebeu sinalização de que o programa de incentivo está prestes a ser anunciado pela governadora Yeda Crusius.
(Por João Silvestre, AL-RS, 11/12/2009)