Segundo moradores, pelo menos 50 casas foram invadidas pela água
A forte chuva e o vento que atingiram o sul do Estado na madrugada desta sábado (12/12) provocaram diversos transtornos em Pelotas e Rio Grande. A colônia de pescadores Z-3, distante 18 quilômetros do centro de Pelotas, sofreu com a ação do vento que levou a água da Lagoa dos Patos para dentro da área. Moradores informam que pelo menos 50 casas ficaram alagadas. A doméstica Lúcia Fagundes Duarte, 50 anos, que mora em um ponto alto da colônia, teve de sair de casa cedo para socorrer sua filha que teve a moradia invadida pela água.
—Fui até a casa da minha filha para trazer ela e os meus três netos para minha casa. A água estava bem alta. Muita coisa vai se perder—contou.
Alguns trechos da estrada que liga a Z-3 a Pelotas ficaram encobertos. Por causa disso, o trânsito está interrompido e só chega-se ao local caminhando. Em Rio Grande, o vendaval provocou a queda de postes e árvores em diversos pontos. Houve registro de corte de fornecimento de energia elétrica na área central e em bairros. A ventania também suspendeu a navegação de embarcações no canal de acesso ao porto de Rio Grande.
(Por Leandro Belles, Zerohora.com.br, 12/12/2009)