Está em fase final a elaboração de um programa que beneficiará dezenas de agricultores em Mato Leitão. No próximo sábado, dia 12, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) analisa a proposta do Executivo de regularizar e construir novos açudes, dentro das normas ambientais.
O objetivo principal é minimizar os efeitos de possíveis estiagens, garantindo a captação e o armazenamento de água e, ao mesmo tempo, incentivando a diversificação nas propriedades através da criação de peixes. O encontro dos conselheiros (último de 2009) acontecerá a partir das 10h na sede da Assocerba, em Sampaio Baixo. Logo depois está marcada a tradicional confraternização anual dos conselheiros, familiares e convidados. Serão definidos detalhes do subsídio que poderá ser oferecido pela prefeitura e ainda da participação de cada agricultor.
O programa começou a ser detalhado há vários meses pela secretaria da Agricultura, com o apoio de técnicos da Emater/Ascar que visitaram propriedades para um levantamento sobre a situação dos açudes já existentes e daqueles que poderão ser construídos. Cerca de 90 propriedades já estão cadastradas e o licenciamento ambiental abrangerá todo o programa, não apenas de maneira individual.
O secretário da Agricultura, Rony Stöhr, destaca que o programa envolverá questões sociais e econômicas. "Com estas obras estaremos minimizando os problemas da falta de água para animais em períodos de estiagem, além de oferecer uma renda extra ao agricultor com a comercialização dos peixes", informou. O projeto de lei detalhando o programa deverá ser encaminhado para a Câmara de Vereadores na próxima semana. Em caso de aprovação, os trabalhos deverão começar nos próximos meses, dependendo das condições climáticas.
(Por Renê Ruppenthal, Folha do Mate, 11/12/2009)