Além do grande volume de chuva, rajadas de vento podem passar dos 100 km/h
Os gaúchos devem se preparar para uma nova onda de temporais, que pode atingir em cheio o Rio Grande do Sul entre a sexta-feira e o sábado. A formação de um ciclone extratropical no oceano impulsionará para dentro do continente um coquetel de tormentas, com grande volume de chuva, rajadas de vento de mais de 100 km/h e até granizo.
O acumulado de água pode passar dos 60 milímetros em 24 horas em boa parte do Estado, de acordo com a Somar Meteorologia. A ventania alcançará mais de 70 km/h, principalmente nas regiões Nordeste, Centro e Oeste. Além dos vendavais, há risco de queda de granizo em pontos isolados do Estado.
Segundo a Somar, especificamente na região de São Borja, no Oeste, o acumulado pode chegar a 115 milímetros em apenas 18 horas, o correspondente a mais de 90% da média para todo o mês. Na Capital e Região Metropolitana, os moradores podem se preparar para uma sexta-feira de transtornos. A previsão é de que a precipitação chegue a acumular quase um terço de toda a média de dezembro.
No sábado, o ciclone segue com todo o fôlego. Mesmo avançando um pouco mais para o oceano, o sistema ainda provocará chuvarada com intensas rajadas de vento. As áreas mais afetadas devem ser o Litoral e as regiões Nordeste e Sul, além da Fronteira. No sul gaúcho e nas áreas próximas ao Uruguai, as rajadas de vento podem superar os 100 km/h em alguns municípios.
O ciclone perderá força somente no domingo, apaziguando o tempo, que ainda registrará chuva fraca em partes isoladas do centro-leste gaúcho.
(Zero Hora, 11/12/2009)