Os líderes europeus reúnem-se nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/12) planem Bruxelas, para tentar chegar a um compromisso sobre um pacote anual de ajuda aos países pobres que estimule o avanço dos trabalhos da conferência de Copenhague sobre o clima.
No primeiro Conselho Europeu após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) irão ainda discutir se devem aumentar o seu objetivo de redução unilateral dos gases poluentes de 20% para 30%, como pretendem alguns Estados-membros.
O Conselho também irá debater a situação econômica internacional, devendo reiterar que as políticas de apoio à economia devem manter-se e ser retiradas apenas quando a recuperação estiver plenamente assegurada.
Os 27 iniciarão a sua reunião magna "com a habitual troca de opiniões com o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek", indica a carta convite do encontro enviada pela presidência sueca da UE.
Nos termos do disposto no Tratado de Lisboa, que entrou em vigor em 1º de dezembro, a reunião terá lugar no formato restrito de chefes de Estado ou de Governo, sem estarem acompanhados, como é habitual, pelos respectivos ministros das Relações Exteriores.
Herman Van Rompuy, o novo presidente do Conselho Europeu, cargo criado pelo Tratado de Lisboa, só irá começar a preparar e a presidir às reuniões a partir do ano que vem.
(Lusa / UOL, 10/12/2009)