Estados Unidos e Coreia do Norte concordam com a necessidade de retomar a negociação entre seis países sobre o desarmamento nuclear norte-coreano, interrompida em abril pelo país comunista asiático, afirmou o enviado americano Stephen Bosworth.
"Coreia do Norte e nós concordamos com a necessidade de aplicar o acordo (de 2005) e reiniciar as conversações entre os seis países", disse Bosworth em uma entrevista coletiva ao retornar à Coreia do Sul. "Falta ver quando e como a Coreia do Norte voltará às negociações", acrescentou o enviado americano.
Segundo o acordo concluído em setembro de 2005 entre os seis países, a Coreia do Norte se comprometia a acabar com o programa nuclear em troca de ajuda e de algumas vantagens diplomáticas.
Mas o regime norte-coreano abandonou em abril deste ano as negociações, após um teste de míssil que foi punido pelo Conselho de Segurança da ONU. Em maio, Pyongyang realizou um segundo teste nuclear, depois do executado em 2006.
As conversações, iniciadas em agosto de 2003, envolvem Coreia do Norte, Coreia do Sul, China, Japão, Estados Unidos e Rússia.
(AFP / UOL, 10/12/2009)