As autoridades australianas declararam nesta quinta-feira (10/12) o alarme no norte do estado de Nova Gales do Sul, no leste da Austrália, devido aos cerca de 120 incêndios florestais que ameaçam várias comunidades da região.
O foco de incêndio mais perigoso atinge aproximadamente de 250 quilômetros quadrados e se encontra a cerca de oito quilômetros da localidade de Bundarra, no interior de Nova Gales do Sul, 550 quilômetros ao norte de Sydney.
Cerca de 120 incêndios atingem há dias outras partes do estado, onde aproximadamente 2 mil bombeiros trabalham para controlar o fogo.
O porta-voz dos bombeiros, Anthony Clark, explicou através da rádio "ABC" que as temperaturas superarão hoje os 40 graus e ressaltou que os ventos a mais de 60 km/h arrastam as chamas. Os alertas por causa de incêndios florestais se repetiram em várias ocasiões no país durante a primavera e verão.
O novo sistema de alarme foi implantado após o trágico dia de 7 de fevereiro deste ano, quando começaram os incêndios que causaram 173 mortes, arrasaram localidades inteiras e destruíram quase meio milhão de hectares.
(EFE / UOL, 10/12/2009)