A MPX -braço de energia do grupo EBX, do empresário Eike Batista- obteve junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) um financiamento de R$ 1,038 bilhão para construir uma usina térmica a carvão no Maranhão, com potência instalada de 315 megawatts.
O empréstimo para a obra terá prazo de 17 anos e será amortizado em 14, segundo comunicado ao mercado. A empresa terá carência para pagamento de juros até julho de 2012. Ainda em complementação aos financiamentos do BNDES, a MPX aguarda a aprovação de crédito de R$ 203 milhões do Banco do Nordeste do Brasil.
Nesta quarta (09/12) a empresa cuidou de explicar ao mercado que, apesar do cancelamento do leilão para entrega de energia em 2014, a MPX continua com meta de se tornar uma peça importante no setor. O leilão foi cancelado pelo governo na noite de terça-feira sob alegação de falta de licenças ambientais para os projetos. Segundo a direção da empresa, o governo terá que realizar outro leilão no ano que vem para atender 2015, e por isso os planos da companhia foram apenas adiados para 2010.
(Reuters / Folha de S. Paulo, 10/12/2009)